Nossos Autores

GABRIEL LOPES PONTES

Romancista & Cineasta

Gabriel Lopes Pontes nasceu na Cidade da Bahia, em 1966, numa família de artistas de teatro. Cedo manifestou interesse pela Arte. Atuou profissionalmente, por longo tempo, no campo das artes plásticas e do teatro, até finalmente se decidir pelo cinema e pela literatura. É cofundador e colíder do Movimento NOVOCINEMANOVO pela renovação do documentário nacional. Assinou em parceria três curtas e um longa. Seu primeiro longa solo tem como tema o Fado e foi filmado inteiramente em Lisboa. Seus filmes foram exibidos e laureados em todo o território nacional e em países como Portugal, Holanda, Alemanha e Suécia. Presentemente, dedica-se à realização do seu segundo longa, sobre o trabalho do paleoescultor Anilson Borges. 

Sua literatura tem sido definida como Pós Realismo Fantástico, devido, entre outros fatores, à fusão que promove entre os gêneros humorístico, erótico e fantástico.

Comentários 

Lia Robatto

Coreógrafa e professora universitária. 

Prof. Dr. Silvio Roberto Oliveira

Professor universitário e escritor, autor de “Tombos e Tosses do Revolucionário Yuri Babacof."

Prof. Dr. Jorge Nóvoa

Historiador, cientista social, epistemólogo e teórico da relação cinema-história. 

Lorena Miranda

(ig literário: @abibliolados)

Luiz Roberto Mattos

Desembargador & Romancista.

Geraldo Cohen

Advogado, Mestre em Direito, Gestor Social e ator.

CARLOS PRONZATO

Artista Multimidiático, Cineasta & Escritor.

Italiano de origem, argentino por nascimento e baiano por opção, Carlos Pronzato é artista dos mais versáteis. Depois de transitar com desenvoltura pelos campos das artes plásticas e do teatro, passou a dedicar-se majoritariamente ao cinema documental, tendo concebido e realizado dezenas de filmes independentes por toda a América Latina. Sua produção cinematográfica é acompanhada com entusiasmo por uma grande massa de admiradores fiéis, além de constituir objeto de atenção dos estudiosos da sétima arte e também de sociólogos e historiadores. Dedica-se, ainda, à literatura e da sua lavra constam poemas, crônicas, contos e textos teatrais, que evidenciam a multifacetada influência cultural que foi acumulando ao longo de toda uma trajetória de vida exclusivamente dedicada à Arte.

PAULINHO CALDAS

Músico, Escritor & Ativista Animal

Figura ímpar dentre os músicos de estúdio e colaborador íntimo de todos – literalmente TODOS – os grandes nomes da música popular da Bahia, Paulinho Caldas é compositor e intérprete, cantando com a mesma naturalidade com que toca diversos instrumentos. Cronista prolífico e versátil, decola com “Memórias do Movimento Axé Music”, enquanto traça novos planos de voo e segue engajado na luta pela defesa dos animais, todos os anos resgatando e recuperando dezenas de cães e gatos em situação de risco.

CLÁUDIO FACTUM

Jornalista, cineasta & escritor

CLÁUDIO FACTUM é professor de Arte do ensino fundamental, roteirista e diretor cinematográfico independente, com alguns curtas e médias-metragens lançados nas salas de cinema de Salvador. Trabalhou com grandes nomes do cinema como Roque Araújo e Braga Neto, além de ter feito teatro com Manoel Lopes Pontes e participado da Oficina de Roteiros do Roberto Duarte.

G. S. Fernandes

Romancista

Vencedor incontestável do Concurso Novos Talentos da Literatura, promovido pela Editora Santa Agnes, na categoria prosa, G. S. Fernandes nasceu há dezoito anos em Belém do Pará e escreve regularmente desde os nove, quando descobriu best sellers como Harry Potter e Percy Jackson. No ato de escrever, tem encontrado a força vital que o leva a superar problemas ou crises. Grande admirador da escritora inglesa Jane Austen, pretende nunca abandonar a literatura.

Alvorecer Santos

Pedagogo, poeta e escritor

Baiano de Governador Mangabeira, Alvorecer Santos foi o vencedor do Concurso Novos Talentos na Literatura, promovido pela Editora Santa Agnes, na categoria poesia. Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, é autor de inúmeros poemas publicados em coletâneas e presença marcante em praticamente todas as edições do Nosso Sarau, tradicional evento da agenda cultural soteropolitana. Considera a si mesmo um disseminador de versos e busca fazer da sua poesia um instrumento de denúncia dos problemas sociais e individuais de nossa sociedade.

Wellington R. Fioruci

Professor universitário & escritor

Wellington Ricardo Fioruci nasceu em Assis / SP, onde se graduou e obteve o doutorado em literatura. Já publicou ensaios e organizou dois livros, um sobre a relação entre a literatura e a história e outro sobre a relação entre a literatura e o cinema. Premiado como contista e como poeta, presentemente é professor universitário na cidade paranaense de Pato Branco e nutre profundo interesse pela Sétima Arte.

NOVO CINEMA NOVO

Movimento Pela Renovação do Documentário Nacional

O Movimento NOVOCINEMANOVO pela renovação do documentário nacional foi desencadeado pelos artistas e cineastas Tau Tourinho, Lucas Virgolino & Gabriel Lopes Pontes e vem produzindo e exibindo filmes desde 2008. Contestador, atrevido, iconoclasta, o trabalho do trio tem encontrado boa acolhida tanto no Brasil quanto no exterior, chamando a atenção da intelectualidade e acertando em cheio no gosto do povão.

Railton Bispo dos Santos

Professor & escritor

Railton Bispo dos Santos nasceu em Salvador da Bahia em 1958. Desde a infância, é encantado pelos poemas de Cecilia Meirelles, Walt Whitman e Fernando Pessoa e também pelos contos de fadas. Já foi ascensorista, contínuo, recepcionista de turismo, cicerone, order taker, vendedor, lanterninha, garçom e recepcionista de hotel. Atualmente, é professor da rede pública estadual e municipal, tem trabalhos publicados em diversos periódicos e participa do grupo Fome de Letras.

  • Facebook ícone social
  • Instagram

©2019 por Editora Santa Agnes.